terça-feira, 15 de junho de 2010

Sacada I : Acesse sua inteligência

    Agora vou começar a, de vez em quando, colocar algumas "sacadas" que acontecem naquela hora mais inesperada, como se fosse uma lâmpada que acende na minha cabeça..vi uma frase esses tempos: "se quer achar alguma coisa, procure outra."; isso acontece direto comigo, apesar de eu não saber ao certo qual é a "alguma coisa" coisa antes de achá-la[;)]. Quanto ao fato de não saber o que acharei também tem uma frase legal de, se não me engano, Picasso "se eu já souber o que vou fazer antes de fazer, que graça tem fazer?"
 
    Bom, só sei que um dia comecei a ter esses "insights" e gostei disso, desde então tenho-os frequentemente..já coloquei algumas coisas no blog e falei de outras com meus amigos[coitados xD]; cada "coisa" dessas é muito inesperada e não convencional, como se fosse um presente recebido de vez em quando[mau posso esperar pelo próximo!].
    Por isso vou começar essa "série" de posts somente com uma vaga ideia de como ficarão, mas com a certeza de que não ficarão nem perto de minha vaga ideia...
______________________________________

    Hoje eu estava pensando sobre a inteligência; o que seria isso? cheguei à conclusão de que é a capacidade de lebrar das coisas, não uma decoreba mas uma coisa permanente. Depois vi que, pelo menos em mim, a inteligência é uma coisa meio bipolar, há horas em que estou tão desligado que não sei mais nem quem descobriu o Brasil, porém há outras em que se perguntado sobre a capital da malásia, lembro de uma reportagem sobre a corrida de fórmula 1 que teve lá e respondo prontamente "Kuala Lampur".
    Aí me perguntei "como posso fazer para estar assim na maioria do tempo?", porque, imaginem vocês, que tudo o que vemos e ouvimos fica na "caxola", na cabeça e se eu conseguir lembrar da maioria das coisas que se passaram na minha vida vou ser aquele  dito "filho da mãe", CDF, que lembra até das repúblicas bálticas e funções do complexo de golgi estudados há trocentos anos[não tenho certeza se isso é bom hehe]

    Para chegar a uma resposta que ajudasse, peguei de "cobaia" pessoas que considero inteligentes. Percebi que existem aqueles estudantes "atletas" que seguem uma rotina de estudos disciplinada a ponto de superar qualquer um em vestibulares e concursos, mas muuito mais inteligente que estes é aquele cara que não estuda quase nada e aprende mais rapido que todo mundo, aquele cara "loucão", algumas vezes relaxado e anti-social[nem sempre]. Esse é o tipo do cara que usa regra de 3 no lugar da maioria das fórmulas e acerta as coisas na lógica[a maioria conhece alguém assim] e quando você pede pra ele explicar alguma coisa ouve um "isso aí é fácil, faz isso, isso e isso.." depois que as pessoas tomam conhecimento da inteligência do cara ele vira o vulgo nerd, CDF e põem-no em uma categoria acima dos outros em termos de conhecimento sem saber que podem alcançar esse patamar.

   O que esse cara provavelmente faz que a maioria não faz?!
    
--> Ele lê muuito
--> Ele joga jogos de estratégia no very hard
--> Ele gosta de coisas que envolvam pensamento rápido como xadrez e sudoku
--> Ele toca algum instrumento musical, mas não vive pensando só nisso
--> Ele, em sua preguiça normalmente sai correndo de casa tendo comido pouco ou mesmo em jejum[explico a influência disso nos próximo posts] porém nem liga pra isso
e muitas outras coisas..
    Esse foi só um tipo humano idealizado por mim[não sou eu na descrição^^] para mostrar que algumas pessoas com certo comportamento, sem saber, fazem com que passem à frente de outras em certo ponto de vista e essa modificação faz com que entre em ação uma espécie de "seleção natural" a qual destaca essa pessoa das outras; entretanto assim como penso que a seleção natural tem furos, penso que qualquer um pode chegar ao nível de exelência que quiser assim como um garoto de favela chega à seleção brasileira.
  
    Tudo bem que esse não foi aquele post "OOOHHH!!", mas leiam o "Sacada II" e os próximos, que entrarão no contexto desse, como uma série de TV que "continua no próximo episódio" :D

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

^^^^^^^^^^^ Related Posts with Thumbnails