domingo, 5 de setembro de 2010

Sacada VI: O perigo do pensamento positivo

    Essa sacada, na verdade foi da minha professora de Teoria do Direito na faculdade (a Jeanine para quem conhece); a sacada é dela, vou apenas "resenhar". hehe
    Estava em debate o famigerado assunto "moral e ética"; a diferença entre as duas e etc etc..nesse assunto, como não poderia deixar de ser, a conversa descambou para a política, ambiente no qual as duas pouco são respeitadas.¬¬
   
    Depois de algumas colocações a profª falou[não com essas palavras] da tendência que os brasileiros têm de por a responsabilidade das desgraças de suas vidas no divino, em si mesmos, no cachorro, no papagaio; nunca porém a culpa é inteiramente da política, da má gestão governamental (é claro que há um grande grupo que não se enquadra nisso..estou falando da maioria). O Brasil é um dos países em que mais se vendem livros e vídeos de auto-ajuda, pensamento positivo e coisas do gênero; por quê? pelo fato das pessoas terem uma velada esperança de que as coisas caiam do céu, de que tudo se resolva pela providência divina ou como resultado de seus pensamentos..não que os pensamentos positivos não ajudem, eles o fazem e podem até resolver a situação; quero dizer, no entanto, que essa crença na qual o homem e só ele é responsável pela própria sorte, faz com que a sociedade "engula" cada vez mais facilmente os absurdos políticos que se veem por aí.[fim do discurso dela]

    Agora vou viajar um pouco, mas continuem comigo!
    Imagine que você, leitor, comprou um livrinho d'O Segredo.. você leu aquilo e se maravilhou "Oh my god!"  "vejam as possibilidades!"; digamos que a partir daquele momento, você começou a seguir à risca os conselhos dados naquele livro-guru.
    Após alguns dias a praticar religiosamente o ali listado, aparecem aqui e acolá alguns resultados, algumas casualidades as quais, com o tempo, tornam-se causalidades e chega uma hora em que você percebe "isso tudo não pode ser coicidência!o troço funciona mesmo!"

    A percepção do poder que tem nas mãos o leva a um derradeiro uso d'O Segredo..após sentir que pode mexer com o mundo, a pessoa começa a usar esse mecanismo com mais frequência, todavia, meio que inexplicavelmente, o cidadão começa a parar o uso da lei da atração, pára de pensar de modo positivo e frequente naquilo que ambiciona "what's happening?" pegunto eu; o que acontece, é que a pessoa estava a fazer algo que não era dela, não é do seu feitio pensar positivo e ela não conseguirá fazê-lo por muito tempo em uma sociedade em que poucos o fazem. O indivíduo precisa usar de força descomunal para incorporar a si um hábito diferente, um hábito do qual a maioria dos seus convivas não compartilha. Essa mudança de hábitos assume tamanha dificuldade principalmente quando trata-se de mudar um hábito cômodo ou um vício para outro que exija certo sacrifício[uma mexeriqueira parar de fofocar ou um obeso mórbido praticar exercícios regularmente, por exemplo]; enfim, pensar positivo sempre, exije grande sacrifício para quem nunca o fez.

    Posso afirmar sem equívoco que nem 1% dos leitores desses livros estilo "O Segredo" levam as lições aprendidas para a vida..a maioria é atingida por um súbito lapso de estupefação e emprego das referidas lições, contudo, assim como comida de microondas, essa atitude inicial se esfria tão rápido quanto esquentou e o cidadão volta para sua vidinha pacata, no entanto, agora é diferente, ele não volta o mesmo..agora ele sabe do segredo para resolver a vida e sabe que a culpa de não usá-lo é única e exclusivamente dele, o indivíduo tem uma ideia na qual este é o culpado de qualquer coisa que o suceda. Nessa balada, parte da população tirou grande peso das costas de maus políticos e de outros vilões existentes por aí.
    Obviamente, quando perguntada sobre o assunto, quase toda essa citada parte da população continuaria dizendo que a culpa de suas desventuras está em outra pessoa/coisa. Essa convicção, porém, já não está mais presente "lá no fundo"..de um jeito ou outro ela agora sabe que tem culpa, mesmo que seu orgulho não a deixe admiti-la.  
 
    Não sei dizer se minha profª tinha algo do que aqui expus em mente quando fez sua colocação, contudo foi isso que maquinei para explicar o que acontece nos dias de hoje quanto ao pensamento positivo; continuarei defendendo-o e difundindo-o por aí embora saiba que apresentá-lo profundamente a alguém despreparado é dar pérolas aos porcos e contribuir ainda mais para a manutenção das condições atuais do mundo.

Por enquanto é isso..^^

Um comentário:

^^^^^^^^^^^ Related Posts with Thumbnails