terça-feira, 1 de março de 2011

Conhecimento: um peso nas costas de quem tem

    Hoje escrevo não para todos, mas para aqueles que ainda sustentam algum princípio interno, aqueles que insistem em ter certa coerência em suas ações nesse mundo no qual muitos carecem de escrúpulos; em resumo, falo àqueles que sentem um certo remordimento interno ao fazer algo errado.

    Nos tempos antigos o conhecimento tinha valor incalculável, aí a origem da máxima "conhecimento é poder". As pessoas temiam àqueles "homens estudados" que falavam bonito e governavam a muitos com sabedoria; isso passou à igreja e hoje ocorre o que vemos o tempo todo por aí: conhecimento em todos os lugares, porém sem interesse.
    Muito se diz por aí e também já escrevi coisas a respeito da inversão de valores dos tempos modernos, é possível vislumbrar universidades federais com cursos de concorrência menor que 1 por vaga e o povo nem aí. "A ignorância é uma bênção" diz outra máxima e lamentavelmente devo dizer que quase todos nós somos abençoados, sem querer falar muito por meio de outros mas já o fazendo, disse certa feita Nietzsche que a humanidade não suportaria saber da verdade, do que está por trás.
Descobrir-se-ia que tudo é uma ilusão e que fazemos papéis ridículos manipulados como fantoches por meia dúzia de pessoas. Isso no entanto é confortável, é muito bom ser cuidado por alguém quando não se sabe o que fazer com a liberdade (quanto a isso aconselho um documentário muito antigo e bom passado em quase todas as escolas: "Ilha das Flores").
    De vez em quando a meia dúzia da "diretoria" libera um iPhone ou algo do gênero, um novo entretenimento que mantenha àqueles que poderiam incomodar no futuro distraídos. Mas e os que escapam disso?
    Alguns que não assistem televisão, não jogam nem dão importância ao dinheiro e aos prazeres da vida? Estes muitas vezes, por inteligência, se isolam, outros deles por uma grandeza que desconhecemos tornam-se ainda mais imersos em nossa sociedade para tentar "salvar" a alguns. Como se dá esse salvamento? Com o conhecimento.

    Agora estou chegando onde quero. O conhecimento, porém, não salva a qualquer um, contudo pode salvar àqueles de quem falei no começo do post, aqueles que ao saberem que o cigarro faz mal, fazem de tudo até parar, que ao compreenderem estar fazendo errado praticam o certo sob pena de acertar contar consigo mesmo, sua consciência. Para estes o conhecimento é um peso muitas vezes insuportável, pois a cada passo que dão rumo ao esclarecimento descobrem que têm de mudar justamente naquele ponto crítico, "na ferida" como por aí se diz.
    Concluiria disso resumidamente que conhecimento sem virtude leva à bomba atômica, conhecimento com virtude leva à cura do câncer usando o mesmo material..a mesma diferença entre Hitler e Marie Curie sobre a qual ainda quero escrever algum dia(pesquisem sobre ela, vale a pena).

Não sei se viajei demais, todavia espero ter acrescentado algo para retirar de nós a acima referida "bênção" hehe
Até a próxima!

2 comentários:

  1. A ignorância é uma dádiva dada por Deus para sermos melhores um dia !
    Texto Filé !
    Abraço !

    ResponderExcluir
  2. "De vez em quando a meia dúzia da "diretoria" libera um iPhone ou algo do gênero, um novo entretenimento que mantenha àqueles que poderiam incomodar no futuro distraídos. "... Iphone?! Amigo, vc nunca mexeu em um smartphone... Muito pelo contrário, um smartphone deixa vc pesquisar no google (por exemplo) em busca de conhecimento... Essa parte do seu texto é falha. Mas sim... Com o conhecimento vem o fardo de saber a verdade...

    ResponderExcluir

^^^^^^^^^^^ Related Posts with Thumbnails