sábado, 14 de abril de 2012

Ser do contra

    Tenho observado que a maioria das pessoas busca uma "vida normal", "só quer viver em paz" ou algo do tipo; é praticamente um mantra repetido todos os dias por quase todos.

    Uma pessoa "normal" hoje nasce, cresce no seio de uma família normal, arranja um meio de ganhar dinheiro para ter e fazer o que uma "pessoa normal" tem direito a ter e fazer para morrer como uma "pessoa normal" que não fez diferença alguma ao mundo como um todo.

    Ora, "é muita pretensão", diriam alguns, "querer mudar o mundo"; aí temos principalmente pessoas normais resignadas por estarem levando suas vidas normais sem contribuir para a humanidade; por estarem em tal situação talvez pense que todos são como elas e também não mudarão nada para melhor.

    O problema não está fundamentalmente em ser normal, já que o próprio sentido de normal concerne ao que obedece à norma, o que é a regra, não a exceção. Dessa maneira qualquer maioria em algum aspecto contribuirá por sua própria existência para fazer parte da normalidade.

    Destaco aqui que o problema está em querer ser normal; para melhor expor o que quero dizer, farei uso de uma máxima que qualificaria como sensacional:
"O problema com a maioria não está em mirar muito alto e errar, mas em mirar muito baixo e acertar"                                              
Michelângelo

    Assim, da mesma forma que quem procura acha, ou que "o segredo" e "a lei da atração" entram em ação, se você quer ser uma simples peça substituível para a humanidade, conseguirá isso; se quiser, contudo, tornar-se uma engrenagem fundamental ao funcionamento da máquina, deve  mirar alto, o mais alto possível. Se errar, ao menos é grande a chance acertar mais alto que a maioria, que os normais.

    Um bom começo para, efetivamente, fazer a diferença, é agir de forma diversa aos normais; não defendo aqui que devemos ser radicais e adotar uma posição diferente e firme de uma hora para outra, talvez fechar-mo-nos em um mosteiro ou apoiar a extrema esquerda/direita - há um núcleo duro da normalidade responsável por nos manter civilizados, ou seja, na civitas convivendo em sociedade.

    Os grandes homens e mulheres da história jamais poderiam ser ditos comuns e é justamente isso que me faz poder citá-los com a tranquilidade de saber que o leitor (tanto o normal quanto o "do contra") o conhece.

    Obviamente, nem todos os que decidirem fugir à normalidade resultarão em grandes referências para o futuro da humanidade, a mensagem objetiva que aqui quero deixar não é a positiva "seja diferente e farás a diferença", mas a negativa "seja normal e não farás a diferença".

    O normal está sentenciado ao comodismo; finalizo aqui com algumas citações que dão um acabamento à conclusão obtida 

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível."
São Francisco de Assis

       A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.
Platão

Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.
Érico Veríssimo

Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.
Sócrates 


"O que fazemos em vida ecoa pela eternidade."
(Trecho do Filme Gladiador)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

^^^^^^^^^^^ Related Posts with Thumbnails