sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dúvida Eterna


Como há algum tempo não faço, vou postar um texto meu^^ desta vez trata-se acerca do sentido da vida, e um pouco da minha visão sobre ele...


Para o homem do século XXI, na maioria das vezes, o materialismo vem em primeiro lugar, mas para sua infelicidade, há coisas que volumes monetários não podem comprar, entre elas, o sentido da vida. Muitos procuram-no mas poucos acham(ou acreditam que acharam); existem muitas opiniões, "achismos" sobre ele, os quais denotam a busca inverterada do homem por respostas; quando ausentes estas, aqueles agem de várias maneiras, apesar da verdade continuar única e imutável.

Quando não se encontra o propósito da existência humana, as pessoas munem-se de várias justificativas. Algumas se resignam covardemente, outras dizem que, se o descobrissem aumentaria a perda que se tem ao fim de tudo. Existem também os astutos, que mesmo no humilde sistema solar dentre bilhões de estrelas, dedicam-se a questionar as intenções do grande arquiteto do universo, e, sem perceber, tornam-se mais ignorantes que os resignados.

Os mais dedicados à busca da esolução do mistério "por que estou aqui?" encontram alguns indícios que tornam a procura mais itinerante e fazem grandes pesquisadores dedicarem vidas a ela. Depois de muito analisar o trabalho destes seres, tem-se a percepção de que ainda engatinham no quesito conhecimento dos mistérios do universo.

Ao perceber a pequenez do ser humano em relação ao mundo que o cerca, vários se prendem a causas religiosas enquanto outro grupo vai ao ateísmo. No fim, torna-se tudo muito contraditório; para alguns o sentido da vida é traçado com dogmas religiosos, para outros, finaliza com a morte.

O erro do ser humano, parece estar no fato dele não ter um ponto de vista equilibrado a respeito da vida e seu sentido. Há o grupo da tese e da antítese, porém não o da síntese, a qual é o pilar de sustentação da verdade, ela que é única, e se nã conseguimos compreendê-la, sejamos sábios em aceitar: "Há muito mais coisas entre o céu e a terra do que a nossa vã filosofia pode explicar."


Espero ter agradado ;)
__________________________________________________
Para fechar, a frase de hoje:

"Posso não concordar com uma só palavra que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-la."
Voltaire[esse cara é muito bom, breve um livro dele no "Livros que valem a pena"]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

^^^^^^^^^^^ Related Posts with Thumbnails