domingo, 1 de agosto de 2010

Sacada IV: O tempo é agora!

    Bem, depois de algum tempo volto a postar..ultimamente não tenho ficado muito no computador..coisa boa!^^  Agora, porém, me veio uma inspiração para escrever aqui; espero ser útil a quem ler (:

    Em outros posts coloquei minha crença em pontos polêmicos como vidas passadas, outras dimensões e outros. Nos últimos tempos tenho refletido um pouco sobre o modo como vivemos, li algumas obras de cunho filosófico e na maioria delas como nas de Richard Bach ou Jostein Gaarder, o autor busca fazer quem lê perceber que essa vida é uma ilusão, que o tempo é uma ilusão e que grande parte do nosso tempo é gasto em inutilidades, em coisas passageiras e fúteis.
    Contudo, uma coisa é ler, compreender e perceber que o "cara" está certo, outra coisa completamente diferente é agir de acordo o com o dito "certo". Não se poderia esperar muito de uma humanidade a qual segue igrejas pregadoras da humildade em templos de ouro e cobra para que o fiéis respirem o ar da igreja; no entanto, não se pode generalizar, sempre há exceções e estas são as que cumprem o que acreditam, as que após perceberem algum erro em suas condutas, mudam-nas sem se acomodarem, visto que, hoje em dia, conservador e preguiçoso são parecidos.

    Entretanto não é esse o meu foco, hoje quero mostrar como provei a mim mesmo por "a+b" que o tempo é uma ilusão.
    Para começar, os livros que já comentei me convenceram[para mim bastou], todavia não me provaram, então, mesmo certo da verdade do negócio, comecei a matutar..pensei em ditados do tipo "não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje", dei uma atenção à pregação das igrejas cristãs[apesar de muitas não cumprirem o que pregam, a pregação em si é, via de regra, sábia] e relacionei à lei do karma, na qual também acredito. A corrente de raciocínio fechou quando, como toda noite, peguei a bíblia, fechei os olhos, abri aleatoriamente em uma página e coloquei o dedo em algum lugar ali...
    Meu dedo foi parar no versículo 15 do capítulo 3 no livro eclesiastes onde está escrito:

"O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou."

    Ou seja, o versículo diz que o passado e o futuro já foram, se os dois já foram, os dois já passaram e Deus pedirá conta deles. "Como assim?!" pensei na hora..pensei, pensei até que a ficha caiu: tudo o que fizemos no passado traça um caminho para o nosso futuro, se fomos bons, teremos um futuro bom, se estudamos certo tema, trabalharemos na área e o mesmo com as coisas ruins; "aqui se faz, aqui se paga", logo o futuro e o passado são uma coisa só e já estão "lá". Resta-nos o presente para mexer nisso, usar o tão falado livre arbítrio para mudar alguma coisa..não é por acaso que o presente tem esse nome, penso eu.

    O incrível é que o presente não pode ser concebido, é uma ideia abstrata, tente pegá-lo! Já foi...
Pense sempre em quanto vale o seu presente, será que vale tão pouco para ser gasto num prazer passageiro ou num vício?








______________________________________________

Perguntaram ao Dalai Lama

O que mais o surpreende na Humanidade?

Resposta:

Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde,

Por pensarem ansiosamente no futuro, e, esquecerem o presente de tal maneira que acabam por não viver nem o presente nem o futuro,

Vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

2 comentários:

  1. Ei, Vitor, já experimentou ler "O Universo numa casca de noz" do Stephen Hawking. Lá ele fala sobre o tempo (mais precisamente sobre a combinação do tempo com as três dimensões do espaço, que formam o chamado "espaço-tempo" - Essa combinação acontece porque a Teoria da Relatividade de Einstein mostrou que o tempo e o espaço são indissoluvelmente interconectados)
    Quando ler um post sobre esse livro no seu blog, ficarei muito contente. Acho que você realmente vai gostar!

    Beijos, Camila
    (Guarapuava)

    ResponderExcluir
  2. Um amigo meu já tinha me indicado esse livro..com mais essa indicação estou pensando seriamente em lê-lo (:
    Eu até pensei em falar da relatividade do tempo nesse post porém achei que ficaria meio confuso..mas você entendeu bem o que eu quis dizer..difícil isso rsrs
    parte da minha família é de Guarapuava..tô sempre por aí;)

    ResponderExcluir

^^^^^^^^^^^ Related Posts with Thumbnails